Onde começa o rio?
A bacia do Rio dos Sinos inicia no município de Caraá, no nordeste do Estado, e possui três afluentes principais: o Rio da Ilha, o Rio Rolante e o Rio Paranhana, além de mais 65 arroios, passando por 32 municípios, com extensão total de 4.328 quilômetros.
A parte superior da bacia ainda conta com águas cristalinas, diferentes espécies de peixes e a mata por onde corre o rio abriga diversos pássaros, répteis, mamíferos e insetos. O primeiro espetáculo da bacia é uma cascata de mais de 120m de altura. A natureza exuberante da nascente do Rio é contrastante com o cenário que se encontra no
trecho entre as cidades. “O rio torna-se irreconhecível, tamanha a degradação, a poluição, o descaso com a sua importância como suporte hídrico para a sobrevivência das espécies. Talvez este descaso resulte da dificuldade em ver o Rio dos Sinos além da torneira em nossa casa”, lamenta a ambientalista.
Para a presidente do SOS Rio dos Sinos, já passou da hora de as pessoas acordarem para a realidade em que o rio se encontra. Ele precisa de ajuda, agora! “O tratamento dos esgotos e arroios é de suma importância. Além disso, precisamos que as pessoas tenham consciência que tudo que é depositado nos arroios vai parar no rio e depois chega nas nossas casas. O Arroio Pampa, um dos mais poluídos, entra no rio próximo à captação da Comusa e dificulta o processo de tratamento da água”, exemplifica.
Fonte: http://novohamburgo.org





