Apenas 8 % dos municípios tem coleta seletiva.
A reciclagem já faz parte do meio ambiente urbano no mundo inteiro, mas está longe de chegar a realidade brasileira. Enquanto cada brasileiro gera 1,2 kg de lixo por dia, chegando a população junta gerar 150 mil toneladas diariamente, apenas 8 % dos 5.565 municípios do país adotaram programas de coleta seletiva segundo o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).
Sem a coleta seletiva espalhada pelo o Brasil, 40 % de todo o lixo produzido diariamente vai para os aterros sanitários, que hoje sofrem com a sua superlotação pela quantidade de lixo jogado e acabam agredindo o meio ambiente em um grande ciclo de poluição. Os aterros poluem o solo, os lençóis freáticos e trazem ratos, baratas e logo doenças infectuosas para os seres humanos. Além de, quem trabalha nos aterros, vive de forma miserável totalmente contra o que diz os direitos do ser humano.
Para reverter essa situação o Brasil implantou em 2010 depois de 20 anos em votação no Congresso Nacional a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, onde por lei os municípios têm até o final de 2012 para criarem um plano para seus resíduos sólidos. Além de, no mesmo período os brasileiros podem ter regras fixas determinando o descarte adequado de produtos como eletroeletrônicos, embalagens, lâmpadas fluorescentes, entre outros que causam uma agressão muito forte ao meio ambiente quando descartado incorretamente.
Essas ações farão o número de lixo acumulado nos aterros sanitários, e a educação ambiental começará a ser analisado na realidade de todo o brasileiro que aderir e entender o motivo dessa mobilização. Porém, antes mesmo da Politica Nacional de Resíduos Sólidos ser efetivada na nossa realidade, devemos fazer algo!
Para mudar essa realidade é simples, e começa dentro de casa, quando o lixo é separado e levado para uma coleta seletiva. Dando a ele o destino da reciclagem e não o do descarte incorreto. Por mais que apenas 8 % dos municípios tenham uma coleta seletiva. Você pode encontrar no site Rota da Reciclagem alguma ONG, cooperativa, ou empresa que recolhe materiais recicláveis para reutilizar, ou dar um final adequado.
O site: www.rotadareciclagem.com.br
Reportagem coletada no site: http://www.triangulo.org.br/
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário