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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Meio ambiente: conscientização começa na escola

O meio ambiente não é tratado como deveria pelas pessoas, sendo um assunto secundário em conversas informais e até na escola, que deveria ser o primeiro lugar para a formação da conscientização sobre as transformações pelas quais o planeta está passando nas últimas décadas. Logicamente, o meio ambiente deveria ser uma disciplina obrigatória nas escolas, pois a criança, desde cedo, tem que compreender a importância do meio ambiente na vida de todos nós, bem como as mudanças que estão ocorrendo no planeta Terra, como mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, queimadas, entre outros assuntos. O problema é que a maioria das escolas brasileiras não possui a disciplina sobre o meio ambiente como obrigatória, no máximo como disciplina facultativa, o que é errado, visto que o meio ambiente está na ordem do dia, influenciando diretamente as nossas vidas. Necessário se faz que os governos federal, estadual e municipal incentivem as crianças e os adolescentes a discutir o meio ambiente, de maneira que comecem a criar idéias que possam ajudar a preservá-lo. Ninguém pode ser obrigado a seguir esse pensamento, porém seria de bom alvedrio que desde cedo as pessoas pudessem ter uma conscientização necessária para o meio ambiente em que vivemos. Cada um fazendo a sua parte ajuda em muito a fim de que vivamos em um mundo com menos destruição, catástrofes naturais, entre outras consequências advindas das mudanças climáticas que estão acontecendo nos últimos anos com maior intensidade. Não adianta nada que só se fale de meio ambiente em banco universitário. A discussão, o debate de sua importância deve começar na escola primária e indo da adolescência para a fase adulta e não acabar aí, continuando até o fim da vida.

Fonte: http://jornaldedebates.uol.com.br/

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